As Estações da Biodiversidade (EBIO) são percursos pedestres curtos (máximo de 3 km), sinalizados no terreno através de painéis informativos sobre a diversidade biológica a observar pelos visitantes. Os painéis funcionam como um guia de campo e fazem referência a espécies emblemáticas e facilmente observáveis.
O seu principal objetivo é promover a participação das comunidades locais (população escolar) e das instituições de investigação, no estudo e monitorização da biodiversidade. Pretende-se assim demonstrar a vários grupos da sociedade a importância de uma gestão florestal sustentável na preservação das espécies de fauna e flora.
As EBIO geridas pela Altri Florestal na Ribeira da Foz (Chamusca) e Quinta do Furadouro (Óbidos) foram visitadas pela comunidade escolar dos concelhos de Constância e Óbidos, no âmbito do projeto Missão 360 da BIOND. Contou com a presença de 180 alunos e professores e permitiu divulgar o trabalho da Altri, mas, principalmente, foi um momento de educação e sensibilização ambiental.