Apostar na gestão eficiente de recursos através de projetos de economia circular, garantindo a utilização e a preservação consciente e responsável dos recursos.
Economia Circular
Reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais ou energia. Este é um dos conceitos-base da economia circular que a Altri está a explorar em várias unidades do Grupo.
A Altri, enquanto criadora de produtos renováveis, aplica a economia circular ao longo de toda a sua cadeia de valor – desde as suas florestas geridas de forma sustentável, passando pelo processo de produção de fiibras celulósicas até à forma como reutiliza todos os subprodutos.
1. Recursos renováveis
A Altri utiliza madeira produzida em florestas geridas de forma sustentável. A biomassa florestal residual é valorizada energeticamente nas caldeiras a biomassa.
2. Operações responsáveis
A Altri opera por forma a obter a máxima eficiência operacional nas suas unidades industriais, reduzindo o seu impacte ambiental e social.
3. Produtos sustentáveis
Todos os seus produtos são sustentáveis, renováveis e biodegradáveis.
4. Utilizações dos produtos
A Altri defende a utilização responsável dos produtos, evitando desperdícios e promovendo a sua valorização.
5. Circularidade no fim de vida
Quando já não é possível reutilizar ou reciclar, os produtos de base florestal são valorizados energeticamente substituindo os combustíveis de origem fóssil.
Todas as unidades industriais de produção de pasta de papel e energia cumprem os limites definidos nos seus Títulos Únicos Ambientais (TUA), em linha com o preconizado nas Melhores Técnicas Disponíveis (MTD), dos documentos de referência da União Europeia.
A matéria-prima utilizada pela Altri no processo de fabrico de fibras celulósicas é a madeira, proveniente de plantações geridas de forma sustentável. As matérias não renováveis utilizadas, que representam os restantes 4%, são produtos químicos como soda cáustica, o peróxido de hidrogénio, o ácido sulfúrico e o clorato de sódio.