Altri junta proprietários para mostrar no terreno o trabalho de proteção e valorização da floresta

12 mai 2023

A Altri Florestal organizou o 2.º Encontro de Proprietários Florestais numa ação em que procura demonstrar o seu reconhecimento pelo papel que estes têm na promoção e na gestão sustentável da floresta.


Depois da Quinta do Furadouro, em 2022, neste 2.º Encontro os Proprietários Florestais visitaram o Vale Lapão, em Alvares, Concelho de Góis, Distrito de Coimbra. Durante uma manhã, as mais de duas dezenas de proprietários particulares, institucionais e empresariais de norte a sul do país, ficaram a conhecer o trabalho realizado pela Altri Florestal.


Acompanhados pela Equipa de Gestão Fundiária da Altri Florestal, mas também por responsáveis da área da produção do Grupo Altri, tiveram oportunidade de verificar in loco o trabalho de gestão que é feito de proteção, conservação e valorização das suas propriedades.


Durante esta visita foram abordadas várias temáticas dentro da Gestão Florestal levada a cabo pela Altri Florestal. Entre essas, sublinha-se o destaque dado às melhores práticas de silvicultura e à fitossanidade florestal, procurando proteger-se as florestas.


A proteção contra incêndios foi outro dos temas que marcou este 2.º Encontro de Proprietários Florestais, tendo em conta as alterações climáticas que, ano após ano, têm levado o País a experienciar temperaturas cada vez mais elevadas. Complementar ao trabalho da Altri Florestal, existem todos os meios de prevenção e combate a incêndios da Afocelca.


Os terrenos destes Proprietários Florestais fazem parte dos cerca de 90,4 mil hectares de floresta que o Grupo Altri tem sob gestão em Portugal. Deste total, no final de 2022 alcançou-se os 10,1 mil hectares de área de conservação natural, dando assim mais um passo no sentido de chegar aos 16 mil hectares, objetivo assumindo pela Altri no âmbito do Compromisso 2030.