Altri Florestal reduz emissões de CO2 com três novas escavadoras híbridas

Altri Florestal reduz emissões de CO2 com três novas escavadoras híbridas

A Altri Florestal vai passar, em breve, a contar com três máquinas de nova geração para integração nas suas atividades de exploração florestal e preparação de terreno. Trata-se de escavadoras que recorrem à tecnologia híbrida para reduzir o consumo de combustível e, assim, as emissões de gases poluentes para a atmosfera.


Estes novos equipamentos que estarão ao serviço do Grupo Altri, as EC250E Hybrid, da Volvo, dispõem de uma tecnologia hidráulica híbrida única, utilizando o movimento repetitivo de subida e descida do “boom” da escavadora para carregar um acumulador de energia que a utiliza, depois, para alimentar o motor.


Esta energia que normalmente é desperdiçada é utilizada na assistência ao sistema hidráulico de auxílio ao motor da máquina, exigindo-lhe um menor esforço, traduzindo-se numa redução das rotações exigidas ao bloco.


Com toda esta tecnologia, estas escavadoras, comercializadas em Portugal pela Ascendum Máquinas, ajudam a Altri a acelerar no seu objetivo de diminuir a pegada carbónica, como assumido no “Compromisso 2030”.


Há um menor consumo de combustível em resultado do sistema híbrido, com a fabricante sueca a apontar para poupanças que chegam a 17% face à versão convencional desta mesma máquina. Essa mesma redução é verificada em termos de emissões de CO2, comprovando-se esta como uma escolha mais amiga do ambiente.


A estas máquinas irão juntar-se outros equipamentos com iguais características ao longo do ano. A implementação deste projeto começou em janeiro do corrente ano com a entrada ao serviço da Altri Florestal da primeira máquina híbrida, neste caso, uma máquina de corte de madeira (“harvester”) de nova geração.


O Grupo Altri está determinado em aumentar a frota de máquinas de exploração florestal e preparação de terreno de última geração, altamente eficientes e ambientalmente responsáveis. Esta determinação será constante nos próximos anos, prevendo-se a entrada ao seu serviço de novas unidades com este tipo de tecnologia, ou de outras que, entretanto, venham a ser disponibilizadas pelos fabricantes (ex.: elétrica, hidrogénio ou combustível sintético).


Porque a construção de equipamentos alimentados por fontes de energia alternativas e menos poluentes é uma área em grande transformação, é compromisso do Grupo Altri, também neste tema, estar na primeira linha do conhecimento, estudando-o e integrando-o, de forma inovadora e pioneira nas suas atividades diárias.