Altri aponta Lugo como localização ideal para biofábrica de fibras sustentáveis na Galiza

26 abr 2022

Altri aponta Lugo como localização ideal para biofábrica de fibras sustentáveis na Galiza

A Altri sinaliza que a localização ideal para a biofábrica de produção de fibras naturais seria no município de Palas de Rei, na Comarca de A Ulloa, província de Lugo, na Região Autónoma da Galiza.


A escolha da localização, estrategicamente localizada no centro geográfico da Galiza e que poderá originar um novo pólo de dinamização económica, obedeceu a estritos critérios técnicos, nomeadamente ambientais, hídricos, orográficos, proximidade da floresta e acesso a vias de comunicação.


A biofábrica, que poderá ser construída de raiz em parceria com a Impulsa Galicia, consórcio público-privado de direito espanhol, pode ocupar uma área superior a 200 hectares, tendo a Altri já garantido acesso aos terrenos necessários para a sua implementação.


Equipada com as melhores tecnologias, prevê-se que esta unidade possa vir a ter capacidade para produzir anualmente cerca de 200.000 toneladas de fibras têxteis de base celulósica, arrancando inicialmente com a produção de aproximadamente 60 mil toneladas de lyocell.


Esta biounidade industrial estaria capacitada para fornecer o cluster têxtil do noroeste peninsular, contribuindo para o reforço da economia circular e descarbonização de um importante setor económico como é o do setor têxtil.


Este projeto, que poderá atingir cerca de 750 milhões de euros de investimento, enquadra-se de forma natural no programa “Next Generation EU” e no Plano Nacional de Recuperação e Resiliência Espanhol, no contexto do Proyecto de Gestión Sostenible de los Bosques Gallegos.