Altri aderiu ao act4nature

12 out 2021

A biodiversidade é uma prioridade para a Altri

A Altri aderiu ao act4nature Portugal, uma iniciativa do BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável através da qual as empresas são incentivadas e mobilizadas para proteger, promover e restaurar a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas, contribuindo para parar e reverter a sua perda até 2030.


Neste contexto, o Grupo subscreveu os dez compromissos comuns aliados a compromissos individuais que a Altri assumiu no seu Compromisso 2030, reforçando o seu contributo na construção de um mundo mais sustentável.


Estudos científicos recentes alertam que o planeta está a perder biodiversidade a um ritmo sem precedentes, aproximando-se rapidamente de um ponto sem retorno. De acordo com estimativas do World Economic Forum, em 2020, mais de metade do valor económico mundial gerado - 44 triliões de dólares - é moderada ou altamente dependente da natureza, estando assim exposto à perda da natureza, o que se traduz em enormes riscos para as empresas e para as suas cadeias de valor.


O act4nature Portugal surge no âmbito do act4nature International, lançado em França, em 2018, pela associação EpE - Entreprises pour l’Environnement, parceira do BCSD Portugal através da Rede Global do WBCSD. A iniciativa integra-se nos compromissos assumidos, em 2019, pelo BCSD Portugal, ao integrar a coligação Business for Nature, os quais incluem o objetivo de envolver as empresas em compromissos que contribuam para reverter a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas e dos serviços que estes prestam a nível global.