Lucro de 19,6 milhões de euros reforça prioridades estratégicas do Grupo Altri

25 mai 2023

O Grupo Altri alcançou um resultado líquido de 19,6 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, uma redução de 34,3% face ao mesmo período do ano anterior, reflexo do efeito de destocking ao longo da cadeia da valor da indústria de pasta e papel, uma consequência da desaceleração na procura global de pasta e normalização da logística mundial.


O EBITDA atingiu os 50,2 milhões de euros, um decréscimo de 17,6% penalizado pela inflação generalizada dos custos variáveis que ainda se fez sentir num trimestre em que as receitas totais atingiram os 224,7 milhões de euros.


Realizámos com sucesso a paragem programada daquela que é a maior unidade industrial do Grupo Altri, a Celbi, neste trimestre, reforçando a sua eficiência operacional. Esta paragem implicou uma redução no volume total de fibras produzidas pelo Grupo Altri”, refere José de Pina, CEO da Altri.


Perspetivas positivas para o mercado


A procura global por fibras celulósicas decresceu 3,5% face ao período homólogo, sendo que a procura por Pasta Hardwood apresentou uma evolução menos negativa, recuando 3,1%. Apesar da maior procura da China e da Ásia, estas geografias não conseguiram compensar as quebras verificadas no mercado europeu e no norte-americano.


No total, o Grupo Altri, através da Caima, Celbi e Biotek, produziu 239,5 mil toneladas de fibras celulósicas no trimestre. As vendas acompanharam a redução da produção, explicada pela paragem programada da Celbi, mas também o efeito de destocking, registando-se uma descida homóloga de 15,7% para 251,4 mil toneladas.


O contexto de destocking ao longo da cadeia da valor da indústria de pasta e papel levou a uma diminuição nas vendas numa altura de alívio nos preços das fibras”, salienta o CEO da Altri. A perspetiva é, contudo, de que o processo de normalização está perto do fim, pelo que assistiremos a uma melhoria nas perspetivas de evolução dos preços.


Reforço do investimento


Esta conjuntura reforça o enfoque do Grupo Altri na disciplina operacional, mas também na transformação do seu perfil, mais orientado para mercados da bioeconomia.


Só neste trimestre, o Grupo Altri investiu um total de 18,4 milhões de euros, quase três vezes mais que no período homólogo, num esforço de melhoria da eficiência e sustentabilidade das nossas unidades industriais, mas também procurando prepará-las para que possam agarrar novas oportunidades criadas pela bioeconomia”, diz José de Pina.


Neste sentido, o Grupo Altri continua a trabalhar com o objetivo de anunciar a decisão final de investimento em relação ao Projeto Gama, na Galiza, que prevê a construção de uma unidade industrial de raiz, com uma capacidade produtiva anual de 200.000 toneladas de pasta solúvel e fibras têxteis sustentáveis. Essa decisão deverá ser anunciada durante este ano.