Investimento na Galiza reforça estratégia de sustentabilidade da Altri

01 out 2021

A Altri assina hoje com a Sociedade para o Desenvolvimento de Proxectos Estratéxicos de Galicia, (Impulsa) um Memorando de Entendimento (MdE) para estudar em exclusivo e no contexto de uma parceria, a construção de uma biounidade industrial de raiz, equipada com as melhores tecnologias disponíveis a nível mundial, na região autonómica da Galiza.


Prevê-se que a biounidade industrial venha a ter capacidade para produzir anualmente cerca de 200.000 toneladas de pasta solúvel e fibras sustentáveis, tendo em vista, principalmente, o fornecimento do sector têxtil, enquadrando-se no programa “Next Generation EU” e no Plano Nacional de Recuperação e Resiliência Espanhol, e prevê-se ainda o desenvolvimento de um plano técnico, operativo e comercial, no contexto do Proyecto de Gestión Sostenible de los Bosques Gallegos.


Esta biounidade industrial estará capacitada para fornecer o cluster têxtil do Noroeste peninsular, contribuindo para o reforço da economia circular e descarbonização de um importante setor económico como é o do setor têxtil.

A celebração do Acordo definitivo depende da verificação de um conjunto de condições precedentes que, a verificarem-se satisfatoriamente - o que se estima que venha a ocorrer no decurso do segundo semestre de 2022 - criarão as bases para a sua formalização.


A concretização do Projeto enquadra-se no Compromisso 2030 da ALTRI que contempla ambiciosos objetivos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Nações Unidas e assentes nos quatro vetores estratégicos de desenvolvimento que centram a sua atividade e futuros investimentos, nomeadamente Desenvolver e Valorizar a Floresta, Apostar na Excelência Operacional e na Inovação Tecnológica, Valorizar as Pessoas e Afirmar a Sustentabilidade como Fator de Competitividade.

  

A Impulsa é consórcio público-privado de direito espanhol, formado por entidades internacionais com sede na Galiza, denominado Sociedade para o Desenvolvimento de Proxectos Estratéxicos de Galicia, S.L que tem como principal objetivo desenvolver os projetos estratégicos da Galiza. Os acionistas da Impulsa são a Xunta (40%), Abanca (38 %), Reganosa (12 %) e Sogama (10 %).