Grupo Altri alcança lucro de 28 milhões de euros no primeiro semestre

27 jul 2023

O Grupo Altri alcançou um resultado líquido de 28 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, uma quebra homóloga num período marcado pelo contexto de destocking ao longo da cadeia de valor da indústria de pasta e papel.


O EBITDA atingiu os 81,2 milhões de euros, um decréscimo homólogo de 37,9%, apesar da evolução positiva ao nível dos custos que, contudo, não foi suficiente para fazer face à redução da procura, mas também dos preços no mercado.


Este contexto desafiante obriga-nos a manter uma postura de prudência, reforçando os nossos esforços no sentido da otimização das nossas operações”, refere José Soares de Pina, CEO da Altri. Parte dessa otimização tem sido alcançada através dos esforços de redução dos custos variáveis.


Produção ajustada à procura


A procura por fibras celulósicas reduziu-se durante o primeiro semestre. Neste contexto, e num período em que através da Biotek, Caima e Celbi, o Grupo Altri produziu 519,8 mil toneladas de fibras celulósicas, as vendas recuaram 10,8% em comparação com o período homólogo.


As receitas totais do Grupo Altri atingiram os 426,6 milhões de euros durante o primeiro semestre de 2023, um decréscimo homólogo de 18,2% atribuível a uma rápida evolução negativa dos preços da pasta Hardwood, consequência de uma diminuição na procura global de pasta, que acabou também por afetar os volumes vendidos.


Perante este contexto, o Grupo Altri está a adequar os volumes de produção à procura real de mercado, isto ao mesmo tempo que trabalha no sentido de conseguir as melhores soluções comerciais para manter níveis de vendas elevados, procurando compensar o decréscimo da procura em alguns segmentos.


Foco nas oportunidades da bioeconomia


Procurando reduzir os custos, ao mesmo tempo que dá passos rumo à descarbonização, o Grupo Altri espera ainda este ano avançar com um reforço da geração de energia elétrica através da instalação de unidades de produção de energia elétrica fotovoltaica. Adicionalmente, o excedente de produção de energia da nova caldeira de biomassa da Caima será vendido à rede pública.


Um investimento realizado numa altura em que o Grupo Altri continua a trabalhar nas várias frentes para que possa tomar a decisão final de investimento no Projeto Gama, direcionado para a produção de fibras sustentáveis para a indústria têxtil, na Galiza, até ao final de 2023.