Fábrica de fibras sustentáveis da Altri é “Projeto Industrial Estratégico” para a Galiza

02 jan 2023

A Junta da Galiza decidiu atribuir a classificação de Projeto Industrial Estratégico à fábrica de fibras sustentáveis que o Grupo Altri poderá vir a desenvolver naquela região. O elevado investimento, bem como a criação de um número significativo de postos de trabalho, mereceram o reconhecimento deste projeto.


Trata-se de um projeto inovador e ambicioso de produção de lyocell, um tecido de alta qualidade, mais ecológico que as fibras artificiais e cada vez mais procurado pela indústria têxtil em todo o mundo”, afirmou Alfonso Rueda, presidente da Junta da Galiza, no anúncio da decisão de atribuir a classificação de Projeto Industrial Estratégico.


Esta classificação permite processar a atribuição direta da licença para a instalação da unidade de produção em Palas de Rei (Lugo), mas também há uma redução dos prazos administrativos e outras facilidades para o arranque do projeto. A decisão final de investimento será tomada durante o primeiro semestre de 2023.


Esta declaração é um marco importante para a tomada de decisão final de investimento e demonstra o compromisso sólido da Junta da Galiza para com a Altri e o desenvolvimento deste projeto único”, refere José Soares de Pina, CEO da Altri.


Após esta classificação, a Junta da Galicia pretende, agora, que o Governo de Espanha clarifique se este projeto, de grande importância para a região e para a Espanha ao ser uma iniciativa única na Europa, irá receber financiamento dos fundos europeus, ajudando a transformá-lo em realidade.