Daniela testa os seus limites na WTREX para proteger a floresta portuguesa

14 mar 2024

Participação na WTREX: Uma Oportunidade de Aprendizagem Internacional



Daniela Gonçalves é Técnica Comercial Florestal desde junho de 2021 na AltriFlorestal, empresa de gestão dos ativos florestais do Grupo Altri, trabalhando diretamente com a Gestão Fundiária da empresa com foco na região Norte de Portugal. O seu dia-a-dia passa pela identificação, visita e análise de potenciais terrenos florestais, seguido de negociações com os proprietários, com a missão de expandir as áreas florestais do Grupo. Além disso, durante a temporada de incêndios a Daniela junta forças com a Afocelca, uma empresa de Proteção Florestal vocacionada para o combate a incêndios rurais, com implementação a nível nacional, ajudando a proteger as áreas em perigo.


Uma Nova Jornada


A decisão de participar na WTREX – Women’s Traditional Fire Training Exchange não foi tomada de ânimo leve. Este programa é uma oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de todo o mundo que partilham esta mesma paixão. Os mais de 200 candidatos para apenas 40 vagas, tiveram de passar por critérios de seleção rigorosa, que tem em consideração a diversidade geográfica, experiências passadas e a representatividade de género. Ter sido selecionada foi para a Daniela uma honra e reconhecimento de todo o trabalho na área.


Reflexões Pós-Evento: Uma Experiência Inspiradora


Após os dez dias imersivos na WTREX, o balanço é de uma experiência enriquecedora, não só a nível pessoal, mas também profissional. Conviver com pessoas de 21 nacionalidades proporcionou uma visão única sobre as realidades e desafios enfrentados pelos profissionais do setor de todo o mundo. O papel das mulheres na gestão do combate ao fogo foi, também, um tema amplamente discutido, revelando as dificuldades e barreiras ainda existentes nesta área.


Aprendizagens e Desafios: Uma Perspetiva de Futuro


Como uma das participantes mais jovens, a Daniela voltou com uma série de lições valiosas! Destaca a importância de compreender o fogo como um aliado e não apenas como uma ameaça, além da necessidade de desmistificar tabus associados ao seu uso. No contexto internacional, refere que Portugal e Espanha têm uma abordagem mais vanguardista no uso do fogo, em comparação com muitos outros países representados no evento.


Significado de Ser Realizado em Portugal: Uma Experiência Próxima e Acessível


O facto de esta edição do evento ter sido em Portugal teve um significado especial para a Daniela, afinal tornou toda a logística de participar mais acessível. Existe uma esperança de que a realização do evento no país abra porta para futuras edições na Europa, permitindo que mais profissionais se envolvam.


Daniela enfatiza ainda a importância de eventos como a WTREX para profissionais que trabalham com o fogo e com a floresta. A troca de conhecimentos e experiências é inestimável e são estes eventos que oferecem uma oportunidade única para superar desafios e aprender as técnicas utilizadas por todo o mundo, com os melhores profissionais da área.


 

Mensagem Final



Daniela refere ainda a sua gratidão pela possibilidade de participar neste evento. Embora não diretamente ligado à área em que trabalha, sente que a Altri apoiou a sua participação, esperando que todas as aprendizagens que agora traz sejam uma mais-valia para a empresa no futuro.