Celbi implementa sistema único que aumenta a eficiência na produção de pasta

03 fev 2022

Celbi implementa sistema único que aumenta a eficiência na produção de pasta

A Celbi, biorefinaria do Grupo Altri que é referência mundial na produção de fibras celulósicas, conta agora com um sistema de cozimento de madeira único no mundo que lhe permite utilizar ao máximo toda a matéria-prima, aumentando assim a sua capacidade de produção e reduzindo o seu consumo específico de madeira.


O sistema otimizado desenvolvido pela Andritz, com o apoio de uma equipa multidisciplinar do Grupo Altri, foi implementado no processo de cozimento de madeira da unidade de Leirosa, na Figueira da Foz. Esta tecnologia vem permitir recuperar desperdícios finos resultantes do processo de conversão da madeira, garantindo o uso da totalidade da matéria-prima e maximizando a rentabilidade do processo.


Já em funcionamento, este novo sistema vem aumentar ainda mais a eficiência desta unidade, permitindo à Altri reforçar a sua capacidade de produção diária em cerca de 2,5%. Este projeto está alinhado com o compromisso do grupo Altri em investir em Inovação, Sustentabilidade e Melhoria Contínua associada à Economia Circular.


José de Pina, CEO da Altri, salienta que “o Grupo Altri está constantemente a investir nas suas unidades. Este novo sistema, que já está em pleno funcionamento, é a prova disso mesmo, permitindo à Celbi, aumentar a sua já elevada eficiência e atingir novos recordes de produção de pasta”.