A Altri atingiu em 2025 a classificação de A atribuída pelo CDP, posicionando-se acima da média no seu setor a nível internacional que qualifica como B, e reforçando a sua posição de liderança no combate às alterações climáticas.
A avaliaçãodo CDP incidiu sobretrês pilares - Alterações climáticas, Florestas e Água - tendo a Altri obtido a classificação de A, A- e A- respetivamente.
A empresa alcançou ao classificação A em diversas categorias, com destaque para a sua estratégia de negócio (quer no pilar das Alterações Climáticas quer no da Água), bem como nos impactos, oportunidades e riscos, energia, políticas ambientais, iniciativas de redução de emissões de carbono, verificação e reporte de emissões. Em várias destas categorias, a Altri obteve classificações de topo (A) nos três pilares avaliados.
“A atribuição da classificação A pelo CDP confirma, de forma independente, a solidez da estratégia da Altri e a consistência do trabalho que temos vindo a desenvolver no âmbito do ESG e do combate às alterações climáticas. Este reconhecimento reforça o nosso propósito de contribuir ativamente para a construção de um mundo mais renovável e sustentável, materializado num Compromisso 2030 exigente, com objetivos claros e mensuráveis, cuja concretização temos assegurado de forma contínua.”, afirma José Soares de Pina, CEO da Altri.
A Altri é uma empresa da bioeconomia, e um produtor europeu de referência de fibras celulósicas, a partir de florestas certificadas. O Grupo está também presente no setor das energias renováveis de base florestal. A sua estratégia florestal assenta no aproveitamento integral dos recursos disponibilizados pela floresta, , nomeadamente fibras celulósicas e resíduos florestais.
A Altri é responsável pela gestão de mais de 100 mil hectares de floresta, integralmente certificada por dois dos mais reconhecidos mecanismos de certificação de gestão florestal responsável a nível mundial.
O Grupo Altri detém três fábricas de fibras celulósicas em Portugal, com uma capacidade instalada superior a 1,1 milhões de toneladas por ano.
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos e o maior sistema global de divulgação de informação ambiental, avaliando de forma independente não só os compromissos assumidos pelas empresas, mas também a sua implementação efetiva. As suas pontuações são amplamente utilizadas para apoiar decisões de investimento e aquisições, promovento uma economia sustentável, resiliente e com zero emissões de carbono.