Altri mais do que duplica resultado líquido no primeiro semestre

25 jul 2024

O Grupo Altri apresentou um forte crescimento nos seus resultados dos primeiros seis meses do ano. Os lucros mais do que duplicaram face ao mesmo período do ano passado, alcançando os 62 milhões de euros, uma evolução explicada pelo crescimento da produção em resposta à maior procura que se traduziu em preços mais elevados.


Os resultados líquidos do semestre registaram um crescimento de 121,7% face aos primeiros seis meses do ano passado, sendo que os lucros de 40,4 milhões de euros do segundo trimestre foram quase cinco vezes mais elevados do que no mesmo período de 2023.


Ao nível do EBITDA assistiu-se a um aumento de 52,7% face ao primeiro semestre de 2023, cifrando-se em 124 milhões de euros, enquanto a margem EBITDA ascendeu a 26,8%.


Num período em que o Grupo Altri reforçou a sua produção em 6,2%, as receitas totais atingiram cerca de 462,7 milhões de euros, um crescimento homólogo de 8,5%, suportadas pela evolução favorável dos preços das fibras celulósicas nos mercados internacionais


A inversão de ciclo ocorrida já no segundo semestre do ano passado, traduziu-se em aumentos sucessivos dos preços da pasta BHKP, que chegaram a maio deste ano a um valor de 1.440 dólares por tonelada, um nível elevado de preços”, refere José Soares de Pina, CEO da Altri.


Ao mesmo tempo que se prevê que o aumento da oferta a chegar ao mercado e redução da influência de alguns fatores pontuais que vimos durante alguns meses de 2024, poderemos ver algum ajuste de preços no curto prazo. O nível de custos otimizado permitirá, contudo, ao Grupo Altri manter uma rentabilidade sólida.


Essa rentabilidade permite-nos continuar a desenvolver vários projetos de diversificação e crescimento, dos quais destacamos o projeto de recuperação e valorização de ácido acético e furfural de base renovável, na Caima, com previsão de conclusão no final de 2025. Relativamente ao projeto Gama, na Galiza, este encontra-se atualmente em processo de tramitação da licença ambiental integrada, um passo importante para a tomada da decisão final de investimento.