A Altri, empresa portuguesa líder na produção sustentável de fibra celulósica, assinou um acordo para adquirir uma participação maioritária na AeoniQ™ — marcando um passo decisivo no setor dos têxteis sustentáveis. O investimento da Altri, incluindo um aumento de capital, permitirá desenvolver a capacidade de produção em escala comercial da AeoniQ™, reforçando a sua visão estratégica de diversificação para aplicações celulósicas de alto valor e baixo impacto ambiental.
AeoniQ™, uma spin-off cleantech suíça da HeiQ Materials AG, desenvolveu o primeiro filamento celulósico biodegradável e com impacto climático positivo do mundo, projetado para substituir o poliéster e o nylon. A plataforma AeoniQ™ está preparada para transformar a indústria têxtil global ao oferecer uma alternativa totalmente circular e livre de plásticos que reproduz o desempenho das fibras sintéticas — sem os seus impactos ambientais.
Do Inovador à Escala: Industrialização da AeoniQ™ em Portugal
Como parte do acordo, a primeira unidade industrial AeoniQ™ do mundo será construída na fábrica de fibras da Altri na Caima, em Constância. A construção está prevista para ter início durante 2026, com uma capacidade inicial de 1 750 toneladas por ano. Para além das linhas piloto já existentes na Áustria, será lançada uma unidade pré-industrial em Portugal no início de 2026 para acelerar os protótipos, parcerias com marcas e coleções cápsula.
A joint venture, com a marca “AeoniQ”, combina a experiência industrial da Altri com a competência tecnológica da HeiQ — “A” de Altri e “iQ” de HeiQ, uma parceria para a próxima era da humanidade: a sustentável! O projeto beneficiará da integração vertical da fibra de eucalipto até ao fio acabado, prevendo-se posteriormente a incorporação de matérias-primas recicladas como resíduos têxteis de algodão, resíduos agrícolas e celulose bacteriana derivada de desperdício alimentar.
Sustentabilidade e Desempenho com Validação no Mercado
Os filamentos celulósicos AeoniQ™ são totalmente biodegradáveis em ambientes marinhos, no solo, em água doce e compostagem industrial (certificados pela TÜV Áustria e OEKO-TEX®). O produto oferece elasticidade natural, suavidade, resistência e a capacidade única de ser texturizado — tornando-o adequado para tudo, desde lingerie e vestuário de trabalho a calçado, têxteis-lar, vestuário médico e interiores automóveis.
Dois estudos independentes de Avaliação do Ciclo de Vida confirmam que a AeoniQ™ reduz as emissões de CO₂ em pelo menos 3,2 kg por cada kg de fio comparado com o poliéster. O fio já foi utilizado em quatro coleções cápsula da Hugo Boss e na linha de roupa de cama “vegan silk” da Lameirinho, apresentada na Heimtextil 2025.
Transformar o Ecossistema Têxtil com Alianças Estratégicas
A joint venture AeoniQ™ é apoiada por grandes players da cadeia de valor têxtil: a marca de moda alemã Hugo Boss e a MAS Holdings, maior fabricante de vestuário técnico do Sul da Ásia, são co-investidores acionistas, enquanto a THE LYCRA COMPANY adquiriu os direitos exclusivos de distribuição. Outros parceiros de desenvolvimento incluem, Riopele, Impetus, Lameirinho, Beste, Feinjersey, Taiana, Dolinschek, Aunde Group, Amman e Strahle + Hess.
“Este acordo concretiza a estratégia da Altri de subir na cadeia de valor e investir em materiais de nova geração”, afirma José Soares de Pina, CEO da Altri. “Estamos a escalar uma inovação transformadora que se alinha perfeitamente com o nosso compromisso de construir um mundo mais renovável.”
Carlo Centonze, CEO da HeiQ, acrescentou: “O investimento da Altri transforma a AeoniQ™ de uma inovação comprovada no mercado numa plataforma de produção global em grande escala. Juntos, estamos a oferecer uma solução pronta para o mercado para um dos setores mais poluentes do planeta: o têxtil. A joint venture combina a experiência industrial da Altri com a capacidade de inovação da HeiQ para entregar um produto sustentável, de alto desempenho e livre de plásticos, fabricado na Europa.”
Para além de diversificar as suas operações, a aquisição da AeoniQ está alinhada com a estratégia da Altri de aumentar a sua presença no setor das fibras têxteis sustentáveis e contribuir para a construção de um mundo mais renovável. O grupo assenta nos princípios da bioeconomia, utilizando recursos renováveis e recicláveis provenientes de florestas certificadas, e transformando-os através de processos industriais alinhados com as tecnologias mais eficientes e ambientalmente avançadas, promovendo os princípios da economia circular.
A conclusão da aquisição está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, como é habitual em transações desta natureza. As empresas esperam que o processo esteja concluído durante a segunda metade deste ano.
