Altri alcança receitas totais de 601 milhões de euros nos primeiros nove meses

16 nov 2023

O Grupo Altri apresentou um resultado líquido de 28,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023, um decréscimo de 76,0% em comparação com o mesmo período do ano anterior, explicado pela quebra dos preços das fibras celulósicas no mercado.


Apesar da redução dos principais custos variáveis, esta não foi suficiente para fazer face à descida de preços das fibras celulósicas, acabando por levar a uma evolução negativa ao nível do EBITDA. No acumulado do ano, o EBITDA atingiu os 97,5 milhões de euros, enquanto a margem de EBITDA reduziu-se para 16,2%.


Ao longo do ano temos tido um enfoque muito acentuado nos nossos custos operacionais, que têm apresentado um decréscimo consecutivo ao longo dos vários trimestres. Estes são números que traduzem a solidez da nossa capacidade operacional assim como agilidade necessária na frente comercial”, refere José Soares de Pina, CEO da Altri.


Produção acelera com procura da China


O Grupo Altri chegou ao final dos primeiros nove meses com níveis de produção elevados, superando as 780 mil toneladas de fibras celulósicas, e com vendas que excedem as 810 mil toneladas. Uma evolução suportada na forte recuperação da procura na Ásia, nomeadamente na China.


Apesar da maior procura estar a levar a sucessivos aumentos de preços na China, com impacto positivo também nos preços na Europa, esses preços mais elevados só se farão sentir no quarto trimestre de 2023 e no ano de 2024. Assim, nos nove meses, as receitas totais cifraram-se em 601,0 milhões de euros, um decréscimo homólogo de 25,4%.


Reforço da sustentabilidade


A perspetiva mais positiva para a evolução dos preços das fibras celulósicas não invalida a continuação do trabalho de otimização dos custos, reforçando ao mesmo tempo os objetivos de crescimento sustentável.


Importante também nesse sentido será a conclusão do projeto ‘Caima Go Green’, atualmente em fase final de testes, que permitirá à Caima ser a primeira das três unidades industriais do Grupo Altri 100% livre de combustíveis fósseis e a primeira da indústria na península ibérica”, diz José Soares de Pina.


A este projeto junta-se o Gama, que continua a ser desenvolvido, com o Grupo Altri a ter a intenção de tomar no curto prazo a decisão final de investimento sobre a construção de uma nova unidade industrial de produção de pasta solúvel e fibras têxteis sustentáveis, na Galiza.