Energia

A Altri desenvolveu uma abordagem integrada da floresta, por forma a maximizar a sua eficiência, de um modo sustentável assegurando melhorias e investimentos contínuos nesta área. A floresta é o principal ativo da empresa

A eficiência energética é um dos principais objetivos da Altri e a floresta é uma enorme fonte de energia renovável. O processo de produção da pasta de papel possibilita o aproveitamento de duas fontes de energia renovável: cogeração e biomassa.

O processo de produção energética através de cogeração consiste na produção de vapor através da queima de licor negro (lignina), que movimenta uma turbina que, por sua vez, aciona um gerador de energia elétrica. As fábricas de pasta de papel queimam este componente vegetal e reciclam os químicos utilizados no processo produtivo.

A biomassa florestal resulta da limpeza das florestas, dos ramos e folhas de árvores e da casca. Esta biomassa é estilhaçada e depois queimada numa caldeira para produção de vapor, sendo a energia elétrica produzida num gerador acionado pela turbina a vapor.