A Altri desenvolveu uma abordagem integrada da floresta, por forma a maximizar a sua eficiência, de um modo sustentável assegurando melhorias e investimentos contínuos nesta área. A floresta é o principal ativo da empresa, contribuindo para a produção de energia através da biomassa extraída e para alimentação das suas fábricas.
A eficiência energética é um dos principais objetivos da Altri e a floresta é uma enorme fonte de energia renovável. O processo de produção de fibras celulósicas possibilita o aproveitamento de duas fontes de energia renovável: cogeração e biomassa.
O processo de produção energética através de cogeração consiste na produção de vapor através da queima de licor negro (lenhina), que movimenta uma turbina que, por sua vez, aciona um gerador de energia elétrica. As fábricas de fibras celulósicas queimam este componente orgânico e reciclam os químicos utilizados no processo produtivo.
A biomassa florestal residual resulta da limpeza das florestas, dos ramos e folhas de árvores e da casca. Esta biomassa florestal residual é estilhaçada e depois queimada numa caldeira para produção de vapor, sendo a energia elétrica produzida num gerador acionado pela turbina a vapor.