Visão e estratégia

A Altri pretende ser uma empresa de relevância europeia na produção eficiente de pastas de eucalipto, assente numa gestão florestal sustentável.

Para concretizar esta ambição, traçamos como objetivos implementar processos de melhoria contínua do desempenho ambiental, diminuindo a nossa pegada ecológica, aumentar a eficiência operacional das nossas unidades industriais e incrementar a produtividade através da promoção de uma gestão florestal sustentável.

Projetos no âmbito da pasta BEKP

Actualmente a Altri tem uma capacidade de produção nominal superior a 1 milhão de toneladas de pasta papeleira. A Celbi e na Biotek, que produzem pasta do tipo Bleaching Eucalyptus Kraft Pulp (BEKP), tem vindo a desenvolver uma estratégia que assenta na maximização da eficiência produtiva através de múltiplos projectos de expansão sustentada.

Projetos no âmbito da pasta DWP

As especificidades técnicas da Caima, em termos de cozedura de pasta, permitiram identificar um grande potencial de crescimento através da conversão para produção de pasta solúvel. Este projeto foi finalizado em Junho de 2015.

Atualmente, a Caima está a produzir cerca de 115.000 toneladas de pasta solúvel por ano.

A pasta solúvel enquadra-se no segmento de especialidades, sendo que atualmente os clientes da Caima são essencialmente produtores têxteis, nomeadamente de rayon.

Evolução da capacidade total instalada de pasta (toneladas)



Eficiência operativa

A Altri pretende ser um dos produtores mais eficientes na produção de pastas produzidas através de eucalipto. Para tal os principais eixos estratégicos assentam na redução dos custos unitários de produção e na identificação de projetos que potenciem a incorporação de valor na matéria prima:


Redução do cash cost por tonelada


Todos os projectos desenvolvidos pela empresa assentam no princípio da melhoria incremental do custo de produção. Atualmente, o enfoque técnico centra-se na maximização do reaproveitamento, reduzindo desperdícios, e na redução dos consumos específicos.

Estes são projetos contínuos.


Enfoque no valor acrescentado


A identificação de segmentos de mercado onde a empresa possa aumentar a incorporação de valor à sua principal matéria prima - madeira - é um eixo crucial.

Assim, para além de integrar grupos de trabalho internacionais, o exemplo da conversão da unidade Caima é paradigmático deste eixo estratégico.